31 de Janeiro 2015

 

O zelo não é outra coisa que o amor de Deus o mais ardente ! (Maria Rivier) 

"A ação evangelizadora deve seguir o mesmo caminho que Cristo seguiu, a saber, o caminho da pobreza, da obediência, do serviço e do sacrifício de si-mesmo, até à morte, da qual ele saiu vitorioso. A Igreja é chamada a servir a humanidade do nosso tempo, confiando em Jesus, deixando-se iluminar pela sua Palavra, dando-se generosamente aos irmãos » (Bento XVI).

« O Espírito Santo transforma e renova, cria harmonia e unidade, dá coragem e alegria para a missão ! » (Papa Francisco, 19 maio 2013). Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda a criatura (Mc 16,14).

 Sinto-me responsável pelo anúncio do Evangelho de Jesus? Pelas minhas palavras e meu silêncio, pelo meu testemunho humilde e simples?

Ir. Maria dos Anjos Alves

 

30 de Janeiro 2015

Unamo-nos fortemente a Jesus Cristo como à nossa raiz, sem nunca nos separarmos d’Ele. (Maria Rivier)

 

« Mantende-vos fortemente ligadas a Jesus Cristo ; não vos separeis nunca d’Ele ; nunca o percais de vista ; que vos encontrem sempre revestidos das suas virtudes » (Maria Rivier).

« Vem, segue-me! Tudo partiu daqui! Algumas ouviram muito cedo este apelo. Para umas a resposta foi espontânea e irrevogável ; para outras, foi progressiva e não sem resistência. O importante é dizer hoje um sim livre e avançar no caminho que é o nosso. A nossa vida, bem o sabemos, encontra o seu sentido, a sua consistência e o seu dinamismo em Jesus Cristo, o enviado do Pai. Fora d’Ele, estamos à deriva, como veleiros sem leme. Se Jesus Cristo não está no coração da nossa vida, tudo o resto : as nossas atividades, os nossos esforços, os nossos projetos são como poeira ao vento ».

(Madre Angèle Dion, Vida fundada em Jesus Cristo). 

Ir. Maria dos Anjos Alves

29 de Janeiro 2015

Estudemos bem Jesus Cristo e formemo-nos sobre este grande modelo (Maria Rivier)

Não quero saber entre vós senão Jesus Cristo.

Sinto tão forte necessidade de nos formarmos em Jesus Cristo e de praticar as suas virtudes em toda a nossa vida, que não quero doravante falar-vos senão d’Ele ; este bom Salvador me leva a Ele-mesmo, porque Ele quer ser amado e servido por nós duma maneira particular. Que pena não poder ir todos os dias junto de todas as minhas queridas Filhas, e ao meio das crianças e dos jovens para lhes dizer sem cessar : Estudai Jesus Cristo, amai Jesus Cristo, imitai Jesus Cristo, fazei-O conhecer e amar em toda a parte » (Maria Rivier).

"Conhece-se Jesus na realidade da vida de todos os dias. Não se pode conhecê-lo na tranquilidade ou nas bibliotecas. Certamente, podemos conhecê-lo no Catecismo, porque nos ensina muitas coias sobre Jesus e devemos estudá-lo, aprendê-lo. Mas sobretudo conhecer Jesus no diálogo com Ele, falando-Lhe, na oração de joelhos. Se tu não rezas, se tu não falas com Ele, tu não o conheces. Sabes coisas sobre Jesus, mas não é o conhecimento que te dá o coração na oração”. (Papa Francisco, 26 setembro 2013)

Que responderei à questão que Jesus me dirige hoje: E vós, quem dizeis que Eu sou?

Ir. Maria dos Anjos Alves

28 de Janeiro 2015

Julguei não dever saber outra coisa entre vós  a não ser Jesus Cristo,  e Jesus Cristo crucificado (1 Cor 2,2)

« Aprendamos a « perder a nossa vida » por Cristo, segundo a lógica do dom e do sacrifício. Com Cristo não perdemos nada ! » (Papa Francisco, 29 de junho de 2014).

Pai santíssimo, Maria Rivier ofereceu-se ao amor de Jesus Cristo comungando na sua cruz. Pela maravilhosa fecundidade da sua vida que se prolonga há dois séculos na nossa família religiosa, nós te damos graças!

Ir. Maria dos Anjos Alves

27 de Janeiro 2015

A minha vida é Jesus Cristo! (Maria Rivier)

 " Existe uma necessidade imperiosa de ver aparecer uma nova geração de apóstolos ancorados firmemente na palavra de Cristo, capazes de enfrentar os desafios do nosso tempo e prontos a espalhar o Evangelho em todas as latitudes" (João Paulo II).

“Ó Jesus que sempre vivestes, que viveis ainda e nunca cessareis de viver perfeitamente e plenamente em Maria, vossa Mãe, vinde e vivei em mim vossa humilde serva ; vinde e vivei no vosso espírito de santidade ; vinde e vivei em mim na perfeição dos vossos caminhos que são belos e pacíficos e conduzi-me direito à posse do soberano bem (Oração a Jesus de Maria Rivier).

Ir. Maria dos Anjos Alves